Como criar uma campanha no Google Adwords

O Google Adwords possui uma interface relativamente fácil e intuitiva para pessoas que estão começando a anunciar seus negócios no Google. O problema é que existem diversos conceitos necessários para otimizar essas campanhas e conseguir melhores resultados. A gente listou algumas das principais dicas para você entender como criar uma campanha no Google Adwords com boa qualidade e que possa superar os concorrentes.

1. Liste todas as palavras-chave que achar relevantes

como criar uma campanha no google adwords

Uma dica simples, mas muito efetiva, para evitar a criação de campanhas irrelevantes ou a repetição de palavras entre grupos (que pode gerar problemas de veiculação dos anúncios) é listar em uma planilha todas as palavras importantes para o seu negócio. Lembre-se que palavra-chave é o termo utilizado quase que instintivamente pelo público na hora da pesquisa. Com esse exercício de listar os termos importantes para o seu negócio, vai ficar muito mais fácil agrupá-los em argumentos que convençam o usuário a clicar na sua campanha.

2. Use ferramentas e consulte o cliente/amigos/colegas de trabalho

como criar uma campanha no Google Adwords

Para expandir as listas de palavras, às vezes vale consultar o seu próprio cliente (ou chefe), amigos e até fazer entrevista com consumidores dos produtos anunciados. Pergunte a eles que palavras vêm à mente quando pensam naquele produto. Você vai se surpreender com a quantidade de palavras que não pensou e que podem ser realmente importantes. Ferramentas como o Google Trends ou até o Planejador de palavras-chave, disponível na interface do Adwords, podem ajudar muito a expandir suas listas.

3. Separe as palavras em grupos muito específicos

como criar uma campanha no Google Adwords

Depois de montar uma lista grande de palavras, vale ver quais são realmente importantes e menos genéricas. O segredo do Adwords é agrupar as palavras em temas bem específicos, que estarão ligados intimamente com os textos dos anúncios. Na hora de fazer os grupos, não precisa ter medo: quanto mais (e mais específicos), maior a chance de a sua campanha decolar.

4. Escreva anúncios relevantes para os públicos

O trio de sucesso do Adwords é: palavra-chave + anúncios + landing pages. Portanto, com palavras agrupadas, é importante escrever anúncios que realmente representantes tais grupos. Além disso, vale explorar diferenciais importantes da empresa e vantagens ou benefícios que sejam úteis aos consumidores. Usar frases que estimulem uma ação (os chamados call-to-action) sempre tornam os anúncios mais atraentes.

5. Adicione extensões de anúncios

Como criar uma campanha no Google Adwords

O Adwords suporta extensões de anúncios. São “brindes” dados pelo Google para anúncios muito bem qualificados e que ajudam o anunciante a complementar as informações. Essas extensões podem transformar um anúncio de 3 linhas em um com mais de 10.

Entre as extensões, é possível adicionar as de chamada, de sitelinks, de frases de chamariz (aqui é interessante explorar os diferenciais do produto/serviço), de preço e de endereço.

Cada extensão torna o anúncio mais qualificado e, caso ele seja aprovado, fará sua marca de destacar entre os anunciantes dos resultados de busca. Nesse Curso de Google Adwords você pode entender sobre isso mais a fundo.

6. Adicione palavras-chave negativas

como criar uma campanha no Google Adwords

Calma: apesar de o termo ser estranho, palavras-chave negativas são fundamentais — quando excluídas do seu anúncio. Um dos maiores erros cometidos por quem já sabe como criar uma campanha no Google Adwords é esquecer de negativar termos irrelevantes.

Por exemplo: você pode anunciar para a palavra “celular”, mas, por vender um produto novo, não faz sentido seus anúncios aparecerem para “reparo de celular”. Portanto, pensar em termos negativos, além de consultar regularmente os relatórios das campanhas para descobrir termos irrelevantes, é uma das principais formas de manter seu investimento vantajoso.

7. Monitore frequentemente as campanhas

como criar uma campanha no Google Adwords

O Adwords é dinâmico. Isso significa que os resultados mudam todo o tempo. Para quem quer saber como criar uma campanha no Google Adwords, é muito importante estabelecer uma rotina de monitoramento, seja diária, semanal ou mensal. Fazer ajustes (excluindo palavras-chave ruins, reescrevendo anúncios ou revisando extensões de anúncios) e anotar o que foi feito para medir se isso fez diferença ou não no próximo ciclo de análise é muito importante.

Esse trabalho de manutenção pode ajudar a não deixar uma campanha cair de rendimento por problemas de qualificação ou por os concorrentes serem mais rápidos na criação anúncios mais atraentes.

Gostou das dicas? Com elas, você já consegue começar a usar os anúncios do Google para o seu negócio. Mas, se quiser se aprofundar no assunto, acelerar o aprendizado e descobrir como criar campanhas realmente matadoras, dá uma olhada no Curso de Google Adwords aqui da Aldeia!

×
×
×
curso de google adwords em curitiba
Curso de Google Adwords em Curitiba
foi comprado por uma pessoa
about 23 horas ago
 
Curso de Inbound Marketing em Curitiba
foi comprado por uma pessoa
about 1 dia ago
 
curso de branding
Curso de Branding e Gestão de Marcas
foi comprado por uma pessoa
about 1 dia ago